Significado do símbolo da Psicologia

simbolo psicologia

O Símbolo da Psicologia é a vigésima terceira letra do alfabeto grego, a letra PSY(Ψ), portanto não é à toa que a palavra “psicologia” começa com as letras psi.

Para descobrirmos a origem do símbolo da psicologia, basta seguirmos a etimologia da palavra. A palavra psicologia se originou da fusão das palavras gregas ψυχή e λογία. 

Outra explicação seria de que o símbolo da psicologia é a primeira letra da palavra grega “psuche”, que significa mente ou alma, da qual o termo psique surgiu; que por sua vez nos deu o nome da disciplina Psicologia.

Sabendo que a terminação “logia” significa “o estudo de”, de forma simplificada, entendemos que a palavra psicologia significa “o estudo da psique”. Mesmo que de forma mais ampla a Psicologia atualmente ela seja entendida como o estudo da mente e do comportamento. 

Outras explicações para o símbolo da Psicologia

colar simbolo da psicologia

Uma explicação engraçada, porém incorreta, é que o símbolo da psicologia está relacionado com tridente carregado pelo diabo. A teoria diz que, como as doenças mentais eram historicamente vistas como o trabalho do diabo, portanto, a psicologia por associação era considerada diabólica. Os Psicólogos acabaram adotando a forma tridente como um forma irreverente de lidar com essa explicação.

simbolo psicologia png

A letra grega psi (Ψ) foi traduzida pelo antigos romanos como “psique” que significa borboleta em latim, mas que significava outras coisas, por exemplo, brisa, respiração, energia e, finalmente, alma.

Pensando em termos biológicos, a letra psi representa o potencial da água. Na Astrologia, é o símbolo que representa Netuno. E na Física, é o símbolo usado para representar a função da onda mecânica quântica.

Faça o Download de outros símbolos da Psicologia e leia outros textos de Psicologia no Blog do Psicólogo Luiz Cezar


Galeria com Símbolos da Psicologia

6 respostas

  1. Eu sou estudante ao Curso de Psicologia. Será que podemos traduzir ou entender a Psicologia de outra forma, como, Ciência da Eficiência da Mente?

    1. Olá tudo bem? Dependo da inspiração ou abordagem psicológica é possível sim entender a Psicologia por esse aspecto da eficiência mental. Um abraço! Psicólogo Luiz Cezar

  2. Eu sou estudante ao Curso de Psicologia. Será que podemos traduzir ou entender a Psicologia de outra forma, como, Ciência da Eficiência da Mente?

  3. A psicologia contribui na saúde mental, dando suporte a quem estiver com a sua abalada.
    Nelson Souza psicólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.