Para iniciar nossa série Praticando Psicologia Positiva gostaria de dividir com você uma atividade terapêutica para encorajar nossas crianças a perseverar nas dificuldades.
Incentivar nossos filhos a desenvolver habilidades positivas irá ajudá-los a ter sucesso na vida. A motivação é fundamental para se tornar alguém com quem os outros podem confiar.
Dependendo de quão criativo você deseja ser, essa prática pode levar de cinco a dez minutos.
É difícil para as crianças se concentrarem em tarefas chatas ou difíceis. A estratégia a seguir é uma maneira divertida de ensinar a perseverança a seus filhos.
Como pais, queremos incentivar nossos filhos a desenvolver habilidades que irão ajudá-los a ter sucesso na vida. Perseverança é a chave para se tornar alguém com quem os outros podem contar, alguém que confiável mesmo quando as tarefas são chatas ou difíceis.
Ensinar nossos filhos a ter perseverança pode proporcionar sucesso acadêmico. Pesquisas mostram que os alunos que são mais capazes de resistir às distrações e praticar a autodisciplina têm melhor desempenho na escola.
A representação de papéis permite que as crianças se distanciem do problema . Essa tática de auto-distanciamento permite que as crianças parem de se concentrar em suas próprias emoções negativas e no desejo de fazer algo mais interessante. Ao remover essas distrações, a representação de papéis pode ajudar as crianças a se concentrarem no objetivo final de completar a tarefa.
Os adereços e o uso de brincadeiras também podem levar a uma maior perseverança, porque tornam a experiência mais divertida e dá às crianças a oportunidade de se identificarem com os pontos fortes de seu personagem preferido.
White, R. E., (2017). The “Batman effect”: Improving perseverance in young children. Child Development, 88(5), 1563-1571.
As crianças foram convidadas a completar uma tarefa chata por 10 minutos, mas elas tinham a opção de fazer pausas para jogar um videogame divertido. Crianças que receberam instruções para personificar e falar para si mesmas como um personagem favorito, como Batman ou Dora, passaram mais tempo trabalhando na tarefa em comparação com outras crianças.
Greater Good