A hora de começar a Terapia

Por Psicólogo Luiz Cezar

Saber quando a Terapia é necessária ou importante é uma dúvida que preciso explicar com frequência. Em outras palavras, algum dia você já deve ter pensado:

  • Como sei quando começar uma Terapia?
  • Agora é um bom momento?
  • A Terapia é apenas para pessoas com problemas emocionais profundos?
  • Preciso falar muito?
  • Isso é realmente necessário? 

A resposta curta é: você deve iniciar a terapia a qualquer momento. Qualquer hora é uma boa hora. 

Lembrando que a Terapia não é uma prática apenas para ajudar pessoas com traumas e com transtornos mentais. Portanto, ela também é para nos ajudar no dia-a-dia. Por exemplo se você está se sentindo sobrecarregado e não está dando conta das suas responsabilidades, considere procurar um Psicólogo. Se você está sentindo perdido em sua sua vida ou se o seu relacionamento não vai bem, um apoio psicológico pode diminuir sua dor.

Quando não damos conta de resolver nosso problemas eles tendem a aumentar e se acumular. Por exemplo, muitas vezes essas dificuldades criam explosões emocionais, ansiedade generalizada e incapacidade de se concentrar em tarefas simples.

A-HORA-DE-COMEÇAR-A-TERAPIA
French Maid | Bansky

Vamos ver alguns sinais de que você deve procurar Terapia o mais rápido possível:

Você está sobrecarregado 

Todos nos sentimos sobrecarregados em algum momento. Mas quando você acorda todas as manhãs com a sensação de que não vai dar conta de todas as suas tarefas, talvez seja a hora de procurar um Psicólogo. Na terapia, você pode aprender maneiras de priorizar suas demandas para que as coisas não pareçam tão fora de controle. 

Você está cansado 

Sim, todos nós cansamos um dia. No entanto, o problema é quando você tem problemas para sair da cama todos os dias ou começa a cancelar compromissos com frequência. A fadiga é um sintoma físico comum da depressão. Aprender a lidar com sentimentos depressivos pode ajudá-lo a recuperar sua energia e sua vida. 

Você está cheio de raiva e ressentimento 

Sabia que a raiva pode ser uma emoção muito saudável? Sim, ela é uma resposta a situações ou coisas que não te fazem bem. O problema é quando essa raiva se torna frequente e desproporcional. Isso pode significar que há problemas que precisam ser tratados antes que sua vida inteira fique prejudicada. 

Você não consegue sair de casa 

Essa situação é explicada como um medo de estar em locais onde se pode sofrer um ataque de pânico (Agorafobia). Ter esse tipo de medo é compreensível, mas ficar em sua casa para sempre não é uma maneira muito boa de se viver. A Terapia pode ajudar com soluções saudáveis ​​para começar a superar seus medos. 

bansky
Swinger | Bansky

Você simplesmente não se importa mais com nada 

Perder o interesse pelas coisas que costumavam fazer você feliz, pelo mundo à sua volta ou pela vida em geral pode ser um grande sinal de depressão ou ansiedade. Procurar ajuda para se curar e encontrar um caminho é a melhor solução.

Você se sente sem esperança 

Sentindo que nada importa mais, que você não tem futuro, que estragou tudo e que não tem motivos para mudar? Considere fortemente a possibilidade de estar com depressão ou outro transtorno mental. Sentimentos negativos vêm e vão em todos nós de tempos em tempos. O problema é quando eles começam a ficar mais frequentes e consistentes. Para tanto é importante reconhecer que esses sentimentos podem ser o começo de uma doença grave e que chegou a hora de procurar Terapia.

Sua vida social é nula

Às vezes, não temos tempo ou energia para ter uma vida social agitada e tudo bem. Mas, se você passa cada vez mais tempo sozinho e se retira totalmente do convívio social, a Terapia pode ajudá-lo a entender e lidar com esses sentimentos. 

***

Se você ainda não tiver certeza se a terapia é adequada para você, tudo bem. Às vezes, leva tempo para encontrar um profissional certo para você. Também pode levar tempo para que a Terapia faça diferença e você se sinta melhor. Mas, se você estiver na luta para vencer os desafios da vida, considere a terapia como um bom passo nessa jornada. 


Se chegou a hora de fazer Terapia se preocupe em encontrar o melhor Terapeuta possível. O Psicólogo Luiz Cezar pode te ajudar a criar um ambiente mental mais saudável para sua vida. Se você quiser discutir um plano individualizado de terapia para atender às suas necessidades. Entre em contato pelo Whatsapp!