Quem conhece a história da Psicologia sabe como a relação de Freud e Jung transita entre a total admiração e o afastamento total.

Um mestre… um pupilo… que se tornaram tão grandes que os seus saberes não couberam em uma teoria só.

Pra mim que admiro ambos, recomendo fortemente que psicólogos e entusiastas da Psicologia conheçam cada vez mais a obra desses dois seres apaixonantes.

Diferenças e semelhanças

Para muitos, esses dois grandes pensadores definiram o mundo da psicologia. Suas teorias, embora diferentes, tiveram grande impacto em nossa percepção da mente humana, suas contribuições à teoria e à prática levaram ao desenvolvimento de tratamentos psicológicos bem-sucedidos para muitas pessoas.

No entanto, seus caminhos nem sempre foram tão diferentes. No início desta história colorida, havia uma amizade, uma camaradagem baseada na capacidade intelectual e no desejo apaixonado de aprofundar o estudo sobre o ser humano. Portanto, para o jovem Jung, Freud encarnava não apenas um amigo, mas também uma figura paterna com a qual ele poderia abrir seu coração e mente. Da mesma forma que para Freud, Jung uma nova e empolgante perspectiva para o movimento psicanalítico.

Mas essa dinâmica mudou e, juntamente com ela, a amizade se desfez. No caso, o aluno se tornar professor. Na época em que rompeu com Freud, Jung era conhecido internacionalmente por sua própria contribuição à teoria psicológica. Entretanto, qual foi a causa entre a ruptura intelectual? Veja a recomendações e links abaixo e decubra:

Links sobre Freud e Jung:

Artigo de Sam Dresser (Nexo Jornal): A disputa amarga sobre o significado do sexo

Vídeo de Christian Dunker (YouTube): Qual é a diferença da psicanálise de Freudiana e da Jungiana?

Artigo da Kátia Pinto: Crônica de um fim anunciado: o debate entre Freudiano e Jungiano sobre a teoria da libido.

Podcast da BBC 4 (em inglês): Lisa Appignanesi explores this intense relationship.

Livro com as correspondências de Sabina Spielrein: De Jung a Freud

___________________________________________________________________________________________

Quem sou eu?

Fale comigo aqui…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *