Pesquisa demonstra os benefícios da gratidão.
Estamos chegando o fim do ano e muitas pessoas se reunirão com familiares e amigos para comemorar o ano que termina e saudar o ano que começa. Essa época do ano também é momento de agradecer.
Existe uma extensa literatura científica que demonstra o poder da gratidão. Por exemplo, pesquisadores da Universidade de Berkeley conduziram uma revisão abrangente sobre o tema.
Eles analisaram como a gratidão promove o bem-estar e, além disso, examinaram atividade terapêuticas que tentam alcançar resultados positivos promovendo momentos de agradecimento.
Os autores perceberam que, embora possamos nos sentir gratos por eventos específicos, a gratidão também pode ser vista como uma forma de perceber e apreciar o lado positivo do mundo. Uma verdadeira atitude de reconhecimento as coisas boas do mundo.
A gratidão te protege
Algumas pessoas são mais propensas que outras a perceber e apreciar o lado positivo da vida. Essa atitude parece proteger as pessoas dos sofrimentos psicológico.
O estudo citado acima mostrou que a gratidão está inversamente relacionada à depressão. Ou seja, quanto mais grata a pessoa é menos ela é deprimida.
Uma atitude de “gratidão” reduz também o risco de distúrbios, como depressão maior, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e abuso de drogas. Também ajuda as pessoas a se adaptarem a eventos traumáticos da vida e suas consequências. Ou seja, existe uma relação positiva entre gratidão e sentimentos de bem-estar.
Será então, que as pessoas deprimidas tendem a agradecer menos?
Para responder a essa pergunta, os cientistas desenvolveram programas de intervenção para promover sentimentos positivos. Os pesquisadores de Berkeley revisaram 12 estudos que tinham atividades do tipo:
- Faça uma lista diária de razões para agradecer
- Pense ou escreva sobre gratidão
- Escreva um agradecimento a alguém
As descobertas foram bem interessantes. Esses projetos que promovem gratidão, resultaram em aumentos estatisticamente significativos de emoções positivas e diminuição de preocupações e emoções negativas.
Um estudo com adolescentes até encontrou um aumento na satisfação com a escola após um projeto baseado na gratidão. É claro que mais pesquisas precisam ser feitas, mas com base nessa revisão, podemos dizer que ser grato melhora o bem-estar geral.
Será então, que as pessoas deprimidas tendem a agradecer menos? A resposta é sim.
Exercite sua gratidão
Um dos exercícios analisados é a lista da gratidão. Esse exercício é bem simples e você pode fazer hoje mesmo. Basta listar de 3 a 5 coisas pelas quais você é grata(o) antes de ir para a cama. Essa tarefa diária irá te ajudar a combater a depressão e a ansiedade.
Outro bom exercício é aproveitar as festas de fim de ano e incentivar sua família e amigos a fazer um agradecimento a uma pessoa ou situação vivida durante o ano. Portanto vale a pena fazer uma pausa para agradecer pelo que temos e pelo que somos.
Um abraço, Psicólogo Luiz Cezar
P.S. Veja esse vídeo e saiba o que acontece no cérebro quando a gente sente gratidão: