O otimismo faz parte de você?
Bem, Se você é uma pessoa que pensa que um dia chuvoso é bom para o cerrado do Planalto Central, em vez de um mero dia de clima triste, você pode estar aumentando sua expectativa vida.
Se você está com febre e pensa que em breve se sentirá alegre e animada, em vez de procurar todos os vírus mortais que pode ter contraído, você tem uma boa chance de viver muito tempo.
Um novo estudo descobriu que o otimismo pode contribuir para a longevidade. Pesquisadores da Universidade de Boston e de Harvard descobriram que o otimismo está relacionado com um aumento médio de 15% na expectativa de vida, portanto uma considerável chance de se alcançar uma ‘longevidade excepcional’ de 85 anos ou mais.
Os resultados publicados na pesquisa mostram que a melhoria da longevidade não está relacionada somente ao status socioeconômico, condições de saúde, depressão, interação social ou mesmo comportamentos de saúde como tabagismo, dieta ou uso de álcool.
A razão mais óbvia para adotar uma atitude otimista é o simples fato que o otimismo ajuda a manter a depressão sob controle. Ou seja controlando os efeitos negativos da depressão, como não comer uma dieta saudável, evitar atividades físicas e ficar isolado.
A ideia é que apenas esperar que o melhor aconteça pode tornar as pessoas mais motivadas a fazer boas escolhas, especialmente sobre saúde. Pessoas positivas tendem a evitar o cigarro, escolher alimentos mais saudáveis e se exercitar com mais regularidade.
No estudo da Harvard Medical School com mais de 300 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca constatou que os otimistas têm metade da probabilidade dos pessimistas de retornar ao hospital.
Já os pessimistas foram três vezes mais propensos do que os otimistas a sofrer um ataque cardíaco ou necessitar de exames de angioplastia repetidas.
Entretanto, mesmo as pessoas mais depressivas e que esperam sempre o pior podem desenvolver uma visão mais positiva da vida.
Com o apoio da Psicoterapia, podemos começar a aprender, descobrir, analisar e mudar o que pensamos sobre nós mesmos e sobre nossas vidas. Diante de um mundo tão opressor podemos aprender conscientemente a mudar a nossa visão para uma perspectiva mais positiva.
A vida é feita de desafios e tempos difíceis, por isso é importante saber que o otimismo não é o mesmo que felicidade. A diferença entre uma pessoa com uma visão otimista e pessimista é como ela lida, especialmente com as situações difíceis. Veja algumas dicas para aumentar o otimismo:
6 Comments
Coisas simples que fazem a diferença.
Obrigado pela leitura Cátia. um abraço!
Muito esclarecedor.Obrigada
Olá Stela, que bom que você gostou.
Adorei, realmente ler algo assim faz uma diferenca enorme
Legal Maria! 🙂