Terapia de Casal é pra você?

criança-com-ansiedade
Sua ansiedade é um problema?
mulher-com-flores
A Fórmula para o Tratamento da Depressão
Show all

Terapia de Casal é pra você?

segurando-a-mao

A Terapia de Casal é pra você?

Para responder essa pergunta, primeiro precisamos saber o que é a Terapia de Casal. A princípio é a terapia que ajuda um casal a encontrar maneiras saudáveis ​​e eficazes de aumentar a felicidade e a intimidade dentro do seu relacionamento.

Ter uma uma conexão sincera com seu parceiro ou parceira é uma das maiores alegrias que uma pessoa pode experimentar. E eu, como terapeuta, estou aqui para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essa jornada. Primeiramente me acompanhe aqui e entenda como funciona essa terapia.

Benefícios da Terapia de Casal

reflexo

A Terapia de Casal vai ser relevante na sua vida, se você busca obter os seguintes benefícios:

Toda relação afetiva, seja namoro ou casamento, enfrenta dificuldades imprevistas e desafiadoras. Assim também o apoio psicológico fornece um ambiente terapêutico para vocês tratarem de questões importantes de relacionamento e encontrar maneiras de aumentar a satisfação do casal.

Noivos que planejam se casar buscam aconselhamentos antes da efetiva união. Esse caminho é uma maneira de ajudá-los a se preparar para o compromisso duradouro de um relacionamentos estável.

Problemas não resolvidos, discussões constantes e dúvidas sobre o relacionamento podem ser uma fonte de frustração e confusão, contribuindo para que ambos se sintam angustiados e desanimados. Para situações como essa, a Terapia de Casal pode ajudar vocês a se reconectarem e encontrar maneiras de melhorar seu relacionamento.

O apoio da Psicologia também ajuda casais que terminaram ou se divorciaram recentemente, principalmente no desafio de melhorar sua comunicação, principalmente quando há filhos envolvidos.

Objetivos da Terapia de Casal

Sabemos que o objetivo principal da terapia de casal é colaborar para que os casais encontrem maneiras de alcançar uma maior satisfação no relacionamento. Porém, existem uma série de outros objetivos.

Para a maioria, melhorar a comunicação é o principal desafio. Em alguns casos, trata-se “apenas” de restaurar a confiança no casamento ou no relacionamento. Outras vezes, trata-se de encontrar novas maneiras de relaxar, curtir e se divertir juntos. E por fim, alguns buscam a terapia para, dialogar sobre dinheiro, paternidade e maternidade, e divisão das tarefas de casa.

Você irá conseguir com um bom terapeuta de casal:

somar-unir
  • A melhoria da comunicação
  • Um entendimento mútuo sobre muitos problemas
  • Uma reconexão sincera do casal
  • A melhoria das atitudes de ambos
  • Soluções de problemas
  • Uma vida sexual renovada
  • Uma maior confiança no relacionamento

Problemas de relacionamento são normais

mãos-dadas

Relacionamentos sérios e de longo prazo, invariavelmente, encontram dificuldades de tempos em tempos.

Da mesma forma a combinação de uma conversa calma e um real esforço é tudo o que é necessário para recuperar o relacionamento. Outras vezes, os problemas persistem e se intensificam, apesar dos nossos melhores esforços. Durante esses tempos difíceis, procurar ajuda profissional pode fazer a diferença.

A Terapia de Casal poderá fazer a diferença com os problemas de comunicação, com os conflitos ocultos e aparentes, com as questões mais intimas, com os problemas práticos da vida, com aqueles comportamentos indesejados e com as eventuais traições de confiança.

Como podemos ajudar

Estabelecer um diálogo sincero sobre todas as questões de um relacionamento não é uma tarefa fácil. Por isso os fortes laços emocionais e a história do relacionamento fazem com que esses tipos de conversas sejam difíceis. E é aí que a terapia pode te ajudar.

A terapia começa com uma avaliação dos problemas atuais do relacionamento. A partir daí, o casal e o terapeuta trabalham juntos para identificar e entender padrões negativos que se repetem, como por exemplo as brigas constantes, a falta de respeito, etc. A meta é encontrar novas soluções para problemas antigos.

Como terapeutas, usamos nosso conhecimento e experiência para:

  • Criar um ambiente seguro e sem julgamento
  • Ajudar os casais a diminuir as discussões e brigas
  • Envolver os casais em conversas construtivas sobre a vida a dois
  • Compartilhar observações e análises
  • Fornecer informações e ferramentas para a melhoria do dia a dia do casal

Na Terapia de Casal, é importante que cada parceiro se sinta seguro e apoiado. Não há pressão do Psicólogo. Queremos que cada um de vocês tomem decisões seguras e se sinta bem para iniciar a terapia. Da mesma forma, queremos conhecer o casal e se sentir confiantes de que podemos ajudá-los a lidar com as preocupações de seu relacionamento.

A consulta inicial

A consulta inicial foi desenvolvida para ajudar você a avaliar se o Psicólogo é adequado para a sua situação. Primeiramente as sessões envolvem discutir suas razões para procurar a terapia de casal e obter uma compreensão profunda dos problemas atuais de relacionamento. É possível que o terapeuta se encontre com cada parceiro individualmente para entender o histórico de relacionamentos e outros problemas que possam afetar o presente.

Quando trabalhamos com casais, tratamos “o relacionamento” como nosso paciente principal. Se considerarmos que a terapia individual pode ser útil para um ou ambos os parceiros, iremos informar.

Terapia de Casal versus Terapia Individual

andando-na-praia

A terapia de casal e a terapia individual podem oferecer vários benefícios a um relacionamento com problemas.

A terapia de casal tende a funcionar melhor quando os dois parceiros estão motivados a se esforçar para fazer mudanças positivas no relacionamento. Por isso quando os problemas do casal parecem ser a questão central e ambos estão dispostos a participar do processo, a terapia de casal é provavelmente o caminho para começar.

Já a Terapia Individual pode ajudar quando um parceiro está disposto a resolver algo pessoal que interfere no relacionamento. Ela também ajuda no controle do estresse durante momentos difíceis da vida conjugal. Portanto, o foco da Terapia Individual é ajudar o indivíduo a identificar e encontrar soluções para seus problemas.

Na maioria dos casos, é a combinação de Terapia Individual e Terapia de Casal que leva a mudanças positivas em um relacionamento. Portanto se você não tiver certeza sobre como proceder com seus problemas de relacionamento, tentaremos ajudá-lo a resolver isso.

Depois de todas essas informações, temos certeza que você saberá se a Terapia de Casal é pra você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *