mulher-com-flores
A Fórmula para o Tratamento da Depressão
vulnerabilidade
Vulnerabilidade necessária | Como enfrentar suas fraquezas
Show all

A vida é uma Maratona

duas-mulheres-abraco

No dia 19 de Junho de 2011, em São Paulo, tive a felicidade de concluir minha segunda maratona. Eu fazia parte de um grupo de corredores que já não era estreantes, mas que estavam fazendo aquela corrida com desafio maior do que simplesmente concluir uma prova tão desafiadora. Nesse dia, eu estava apaixonado pela chance de ser melhor do que eu tinha sido no ano anterior.

A concentração e a motivação esteve comigo em 90% da corrida (os outros 10% era vontade de voltar pra casa mesmo). Esta era a primeira vez que estava realmente preparado para este tipo de desafio, mas no fundo eu não sabia o que esperar. Numa prova tão longa quase tudo é surpresa, menos a dor, que você sempre tem certeza que vai sentir. Correr 42 quilômetros (Km) e alguns metros é uma experiência que me proporcionou muitas lições importantes. Hoje gostaria de compartilhar dois aprendizados com você. Minha esperança é mostrar que ainda existe esperança na humanidade e que a vida é uma maratona.

1ª LIÇÃO: Resiliência & Esperança

dois-homens-abraco

A primeira lição veio com um número pequeno e super empolgado de participantes com algum tipo de deficiência física. Vi alguns passarem pela linha de chegada com o melhor e verdadeiro sorriso da vitória.

Esses Maratonistas me lembraram que abraçar as dificuldades da vida oferece outra maneira de alcançar nossos objetivos. Eles completaram a maratona com as suas deficiências, ensinando que a RESILIÊNCIA é um elemento chave para superar os desafios. Eles me transmitiram que sim, é difícil aceitar um desafio; mas, no entanto, somos capazes de criar a oportunidade de vencer estando abertos a uma nova forma de ver e enfrentar a vida.

Como você lida com as dificuldades? A vida já te proporcionou algo que você não esperava?

Foi essa limonada feita com os limões que a vida deu, que esses participantes da maratona me ofereceram. Eles me lembraram que ter ESPERANÇA gera oportunidades de encontrar um caminho diferente para se chegar onde queremos e precisamos estar.

2ª LIÇÃO: Conexão & Estar Presente

corredor-brasilia

Outra lição de vida que eu aprendi naquela corrida foi a importância do contato e conexão com as pessoas. Correr é um esporte individual, treinar para uma maratona é uma atividade muitas vezes solitária. Contudo, lá pela metade da prova você vai estar correndo com verdadeiros amigos. Companheiros que dividem um copo de água, uma palavra motivadora e a velocidade da passada. E na linha de chegada a emoção de terminar e ver aqueles que sofreram quase 5 horas ao meu lado foi uma das maiores emoções da minha vida… Eu não esperava tanta felicidade. A maioria cansados, alguns desorientados, mas todos emocionados e conectados com aquele momento.

Tentando me reidratar e com uma banana na mão, me sentei e olhei todo aquele desafio em perspectiva. Foi aí que reconheci a minha presença e as realizações dos outros corredores. Por exemplo, lembrei que nos últimos 10 Km uma mulher com cerca de 50 anos me passou com uma energia e felicidade que eu nunca tinha visto em uma corrida. Me recordei da adrenalina da multidão do início da prova. E por fim, do sofrimento de ver uma pessoa passar mal durante esse desafio. Tudo o que posso dizer é que aprendi o quanto é importante humanizar as pessoas ao meu redor o tempo todo.

Corra o mais rápido que puder

Participar dessa maratona foi mais do correr 42 Km. Enfim, foi aprender na pele que precisamos de CONEXÃO E ESTAR PRESENTE. Precisamos acreditar que nós, como pessoas, somos resilientes e precisamos de conexão. Precisamos buscar, todos os dias, alcançar nossas metas e agradecer os que nos ajudarem nessa caminhada. É a conexão com nós mesmos e com o mundo que nos cerca que nos dará esperança pra correr riscos, a resiliência pra vencer as dificuldade e o poder de seguir em frente. Afinal, a vida é uma maratona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *