O que FAZER e o que NÃO FAZER para ter uma boa noite de sono.
Passamos grande parte da nossa vida dormindo e dormir bem é uma das práticas de saúde mais importantes para o corpo e para a mente. Muitos pacientes me relatam dificuldades para dormir e está bem claro para mim que o sono afeta muito as nossas condições psicológicas. Portanto, o que podemos fazer para garantir que tenhamos um sono com a melhor qualidade possível?
Dormir é mais do que apenas “desligar”, dormir é um processo complexo que pode ser perturbado por muitas razões, sejam elas psicológicas ou físicas. Saber como seu corpo e sua mente funcionam pode ajudá-lo a dormir melhor e pelo tempo necessário.
É muito normal ter problemas de sono. Já atendi vários pacientes que relatam sentir-se estressados por causa de noites de insônia. Especificamente, se você tiver depressão ou ansiedade, sua probabilidade de dormir mal aumenta. Por outro lado, melhorar o sono pode diminuir o sofrimento psicológico e melhorar o bem-estar.
Em consultório, quando necessário, abordo os aspectos psicológicos e comportamentais para a melhoria do sono. Usando o termo “higiene do sono”, descrevo comportamentos que você pode praticar para aumentar as chances de ter uma boa noite de sono, bem como comportamentos que você pode evitar, porque eles podem afetar negativamente sua capacidade de dormir tranqüilamente.
Contudo, sabemos que cada pessoa é diferente. Por exemplo, você pode ter problemas para adormecer, se manter dormindo ou acordar cedo. Por isso, é necessário definir quais são os problemas de sono e encontrar a combinação de práticas que melhor funciona para você!
É por isso que reuni aqui as melhores práticas baseadas em evidências para te ajudar a dormir melhor. Vamos lá!
* Lembrando que se houver razões físicas ou médicas que afetem seu sono, como Apneia do Sono ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, você deve conversar com um médico especializado.