O que é Apresentação Positiva?

Conheça a atividade terapêutica APRESENTAÇÃO POSITIVA.
Exercício da Psicologia Positiva para te ajudar a aumentar o bem-estar.

rosto-psicologo

Psicólogo Luiz Cezar

Link para o PDF (Apresentação Positiva):

Transcrição do vídeo:

Você sabia que lembrar de algumas situações difíceis pode te ajudar a ter resultados positivos no futuro?
Então, hoje eu vou falar como vocês sobre uma das primeiras técnicas utilizadas pela Psicologia Positiva. O nome desse exercício é Apresentação Positiva.
Mas antes deixa eu me apresentar… eu sou Luiz Cezar, Psicólogo com mais de 6000 horas de atendimento clínico online e presencial. E estou aqui pra te ajudar a entender como a Psicologia Positiva pode aumentar o seu bem estar.
Bem, a terapia é uma dos poucos momentos da nossa vida em que temos a oportunidade de compartilhar nossas histórias.
Porém se durante esse processo ficarmos o tempo todo recordando feridas e mágoas do passado, perdemos a oportunidade de entender quem somos e onde podemos chegar.
A apresentação positiva é uma técnica terapêutica que usamos no consultório. É uma oportunidade de lembrarmos uma experiência significativa, contar ela como uma história (com início, meio e fim), registrá-la por escrito e compartilhá-la com alguém. É um momento para os pacientes reestruturarem, reavaliarem e reprocessarem partes importantes da identidade deles e assim (re)descobrir uma característica pessoal forte.

A ideia da apresentação positiva, então, é dar força pra você lembrar de um evento ou experiência significativa que terminou muito bem. A recordação de lembranças positivas poderá gerar emoções positivas.

A Apresentação Positiva pode ser um ponto alto na vida a partir do qual você pode olhar para o futuro e criar experiências mais positivas e bem-sucedidas.

Explicando melhor, a ideia é que você se apresente por meio de uma história de vida real. Um fato que aconteceu na sua vida. Você vai lembrar desse momento ou situação difícil de forma positiva. 

Você não precisa encontrar um grande acontecimento que tenha mudado sua vida. Talvez o que venha a sua mente seja um pequeno evento que desencadeou o melhor de você. Escreva sobre essa situação. Apresente na forma de uma história, com um começo claro, meio e um final positivo. Escreva livremente sem inibição. E se possível, depois analise com ajuda de um Psicólogo.

Se você quiser fazer essa Atividade Terapêutica tem um link na descrição desse vídeo com o PDF. É só entrar lá e fazer o Download

E se esse vídeo fizer sentido, peço que você dê um like, compartilhe e acione o sininho para receber novos conteúdos de Psicologia Positiva.

Vou ficando por aqui… 

Tudo que nós tem é nós!

um abraço e tchau tchau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *