No meu consultório o choro é livre. Mas a reflexão sobre o choro é obrigatória!

Por Psicólogo Luiz Cezar

No meu processo terapêutico existe uma regra: “Está tudo bem, pode chorar!” 

o-choro-e-livre
Crying Girl | Roy Lichtenstein

Nesse anos de consultório, vendo quase diariamente pacientes chorando, sempre me pergunto:

  • Porque acreditamos que chorar é um problema? 
  • Chorar é um sinal de fraqueza? 
  • O choro significa que estamos tristes? 
  • Porque ficamos desconfortáveis quando alguém está chorando? 

Já disse isso inúmeras vezes no consultório e esse é o motivo das minhas palavras de hoje: não há problema em chorar. Não há problema em se permitir chorar. Às vezes, um bom momento de choro pode nos ajudar a aliviar muitas emoções que mantemos internamente, tais como felicidade, tristeza, raiva e frustração. Mas porque o choro pode ser bom para nós: 

Alivia o estresse

Chorar faz com que nossa mente libere emoções. Isso nos permite sentirmos melhor diante das nossas dificuldades, medos ou conflitos. O chorar no chuveiro, o chorar na frente de um terapeuta, o colo de um amigo nos permite lidar com as dores do mundo e aliviar o estresse.
Efeito calmante

Chorar pode nos trazer calma, permitir regular nossas emoções e nos despir dos nossos orgulhos e defeitos. Assim como os bebês que se expressam e se acalmam pelo choro podemos nos utilizar desse calmante.
Você vai se sentir melhor

Após um bom momento de choro, você pode se sentir mais leve e capaz de se concentrar em suas tarefas e pensamentos. Se você estiver estressado, o choro também permite que você se foque e redirecione sua atenção para aquilo que é realmente importante.
Atende às nossas necessidades

Nem sempre isso é uma coisa boa, mas o chorar pode te ajudar a resolver os seus problemas. Quando usamos essa tática, muitas vezes conseguimos o que queremos, o famoso “quem não chora não mama”. 

Chorar é saudável

sad-female-head
Sad Female Head

Não existe uma quantidade de tempo ou frequência saudável para o ato de chorar. Numa perspectiva de saúde mental, o choro também ajuda com a ansiedade e com a depressão, pois é um momento de reconexão com nós mesmos e de desafio para lidar com nossas emoções. Um momento que permite acalmar nosso próprio corpo.

Acima de tudo, poder chorar é saudável. 

É muito bom ter a certeza de que você pode demonstrar e colocar para fora os se seus sentimentos. Não se restrinja a derramar lágrimas escondidas. Se alguém o critica, lembre de que chorar não é um sinal de fraqueza, mas mais um sinal de força, que você precisa de apoio e está ciente disso.

Se você sentir que está sozinho lutando com o choro e não encontra apoio. Peço que não se sinta assim. Procure apoio psicológico. Nós Psicólogos estamos aqui pra te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *