Como escolher o seu Psicólogo?

mulher-sorrindo
O otimismo pode aumentar sua expectativa de vida
criança-com-ansiedade
Sua ansiedade é um problema?
Show all

Como escolher o seu Psicólogo?

mulher-olhando-pra-cima
7-portas

Você pode buscar um Psicólogo por inúmeros motivos, e se deparar com profissionais das mais variadas especialidades. Mas como saber se esse ou aquele terapeuta é o certo pra te acompanhar?

A terapia não é uma experiência uniforme, igual para todos. Gosto de pensar esse processo como a união da ciência psicológica, do acolhimento empático e do relacionamento terapêutico. 

Mas existe uma variedade de abordagens e de metodologias de terapia. E portanto, escolher um Psicólogo na verdade é escolher entre diferentes tipos de serviços, que muitas vezes nem entendemos. 

Aqui vou te dar algumas orientações para que você tome uma decisão inteligente sobre qual terapeuta escolher. Mas em primeiro lugar, você precisa responder uma pergunta importante: que tipo de experiência você está procurando?

Quero um Psicólogo para aliviar os meus sintomas

Você está procurando alívio de sintomas específicos de saúde mental, como ansiedade, depressão ou algum trauma específico?

Nesse caso, você precisa escolher um terapeuta que tenha experiência em métodos específicos para amenizar os sintomas. Um exemplo disso são as intervenções baseadas na Atenção Plena com finalidade de tratar a Ansiedade e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Para os traumas, o Psicólogo deve saber conduzir o tratamento de uma forma mais estruturada, seguindo um plano e medindo os resultados. Por outo lado, esse tipo de terapia geralmente é de curto prazo (Terapia Breve).

Quero um Psicólogo que me ajude a me entender

psicologo-escolha

A terapia que busca o autoconhecimento busca se aprofundar nas emoções, pensamentos e memórias. Este processo é gradual e o efeito pode ser um maior entendimento a respeito de si mesmo, de como lidar com as questões pessoais e se aceitar. Muitas pessoas escolhem essa forma de terapia para entender os seus relacionamentos ou pensar sua carreira profissional. 

Esse tipo de terapia exige um profissional que se utilize de técnicas menos estruturadas e mais criativas. Esse Psicólogo usará uma variedade de ferramentas, exercícios e testes para ajudar você a acessar os desejos mais autênticos que estão escondidos no meio da sua rotina diária.

Abordagens psicodinâmicas (Psicanálise, Gestalt ou Psicodrama) têm o poder de nos surpreender com idéias poderosas e novas maneiras de lidar com sentimentos dolorosos. Portanto, muitas pessoas usam essa forma de terapia também como tática de bem-estar mental.

Pensando nos desafios da vida, acredito que todas as pessoas podem se beneficiar com uma terapia que busque o autodesenvolvimento e o autoconhecimento.

Quero um Psicólogo que me ajude a entender meu relacionamento

Esse é o profissional que te ajudará a descobrir o porquê dos seus relacionamentos não estarem dando certo. Que irá te mostrar formas de cultivar sentimentos afetivos mais saudáveis. E que vai sugerir reflexões importantes sobre o seu casamento ou namoro.

Seu Psicólogo deve ser um Terapeuta de Casais ou Familiar. Portanto, ele usará técnicas que te ajudarão a perceber quais são os problemas do seu relacionamento e além disso, te dará sugestões de caminhos diferentes para resolver as dificuldades enfrentadas pelo casal ou família. Nesse tipo de terapia é analisado os estilos de relacionamento e os problemas que desafiam os pacientes. 

Mas o que de fato é IMPORTANTE

importante

Independente da escolha, o mais importante é lembrar que uma boa terapia não é cheia de conselhos. Em vez disso, o bom Psicólogo fornece as perguntas e reflexões para que o paciente por si mesmo se entenda e encontre suas soluções. O bom terapeuta é ativo e curioso, não é agressivo e nem detentor da verdade absoluta.

O bom Psicólogo é aquele com qual você se identifica. Mas não só isso, é aquele que tem habilidade, experiência e competência para lidar com a sua dor. FAÇA TERAPIA!

2 Comments

  1. Alzira Ribeiro de Araujo disse:

    Bom dia!
    Então, achava que era forte o suficiente para nunca procurar um profisional *Psicologo* , portanto me encontro nesse momento, perdida com muita tristeza e dor. Estou perdendo minha mãe, tendo que tomar muitas decisdões etc, etc e inumeras situações. Gostaria de um profissão que me ajudasse nessa travessia.
    Obrigada

    • Psicólogo Luiz Cezar disse:

      Olá Alzira. A ajuda da Psicologia não é só para os fracos. Todos nós… repito TODOS NÓS só temos a ganhar encontrando o apoio de um profissional especializado. Conte comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *